Engenheiro cearense que participou da concepção do capacete Elmo recebe reconhecimento nacional

Foto: Governo do Ceará

A força-tarefa Elmo segue conquistando reconhecimento Brasil afora. No dia 22 de outubro, o engenheiro clínico e um dos integrantes do grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento do dispositivo cearense, David Guabiraba, foi agraciado com o Prêmio João Pedroso 2021. A iniciativa foi da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin).

Guabiraba começou a contribuir com o projeto do capacete de respiração assistida desde março de 2020, quando o equipamento começou a ser concebido. O capacete Elmo surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda causada pela Covid-19. De lá pra cá, foram diversos estudos, protótipos, testes e correções para que o dispositivo pudesse auxiliar no tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus no País.

A cerimônia para anunciar os homenageados ocorreu dentro da programação virtual do I Congresso da Academia de Engenharia Clínica e Avaliação de Tecnologias em Saúde (CECATS 2021).

Durante o evento, o engenheiro cearense pôde, ainda, apresentar o trabalho científico “Capacete Elmo – Testes de usabilidade e validação dos resultados clínicos”. A produção, que detalha os métodos tecnológicos adotados para o desenvolvimento do equipamento, também foi premiada.

Kátia Alves
Kátia Alves
Jornalista formada pela UniFanor, atua desde 2006 na área da comunicação. Também tem formação em Letras pela UECE e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus. Tem experiência em produção de telejornal e assessoria de comunicação. É revisora e redatora em uma agência de marketing e redatora do MÍDIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.