Prefeitura inicia segunda etapa da retomada das aulas presenciais na Rede Municipal nesta segunda-feira (13)

Foto: Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta segunda-feira (13), a segunda fase da retomada das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino. Nessa segunda etapa serão incluídos os alunos do Infantil I e II e 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A inclusão destas séries totaliza 61,3% dos estudantes.

A primeira etapa do cronograma iniciou na última quarta-feira (08), com as crianças do Infantil III, IV, V e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (33,2% dos alunos matriculados). Já na última etapa, que será iniciada no próximo dia 20 de setembro, serão incluídos os estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (100% dos alunos da Rede Municipal).

O retorno presencial nas unidades escolares acontece de forma gradual e escalonada, conforme o plano de retomada preparado pela equipe da Secretaria Municipal da Educação (SME), a partir da escuta dos professores, através do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute), juntamente com os gestores. Foram realizadas, ainda, pesquisas junto às famílias dos alunos, assim como houve atendimento aos cuidados e protocolos sanitários indicados pelas autoridades de saúde e os Decretos Estaduais e Municipais.

Ao fim de setembro, todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental já devem ter retornado às aulas presenciais, mas com rodízio semanal – aulas presenciais em uma semana, com grupos que representam 50% do quantitativo da turma, e na posterior com a realização de atividades domiciliares. A divisão dos grupos segue a ordem da chamada de classe (exemplo: se a turma tem 20 alunos, serão formados dois grupos, sendo o primeiro constituído dos estudantes de número 1 a 10 e o segundo grupo com aqueles de numeração 11 a 20).

Na semana em que os estudantes não estiverem presencial na unidade escolar receberão seu plano de estudos/propostas de vivências, onde estarão participando de interações, vivências e desenvolvendo as atividades domiciliares no contexto de sua casa, que serão propostas pelos professores da turma em parceria com as famílias.

Kátia Alves
Kátia Alves
Jornalista formada pela UniFanor, atua desde 2006 na área da comunicação. Também tem formação em Letras pela UECE e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus. Tem experiência em produção de telejornal e assessoria de comunicação. É revisora e redatora em uma agência de marketing e redatora do MÍDIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.