Fortaleza terá quatro novas escolas de tempo integral ainda este ano

Foto: Alcides Freire

O prefeito José Sarto anunciou que Fortaleza tem hoje 12 equipamentos do tipo em construção, quatro deles serão entregues até o fim do ano. “Temos hoje 12 escolas de tempo integral em construção e quatro a gente já entrega neste ano. Essa aqui, no Autran Nunes, e também no Barroso, no Siqueira e no Vila Velha”, assegurou.

Ele enfatizou que a ampliação de vagas em escolas de tempo integral é prioridade da gestão, proporcionando ensino de qualidade a alunos da rede municipal. “São equipamentos com uma engenharia de qualidade e também com recursos humanos e pedagógicos que vão revolucionar a história de vida de famílias e crianças das comunidades. Mesmo com a pandemia, estamos conseguindo executar todos os compromissos da gestão”, garantiu o prefeito, ao lado da secretária da Educação, Dalila Saldanha, que acompanhou a visita.

A ampliação de vagas em escolas de tempo integral é política prioritária da Prefeitura de Fortaleza. Atualmente, a Capital conta com 10.623 alunos matriculados em 27 escolas de tempo integral. Nessas unidades, os estudantes vivenciam rotinas e práticas para uma formação interdisciplinar, com o apoio de equipes pedagógicas de formação especializada.

Na rotina, os alunos contam com três refeições diárias e acompanhamento pessoal realizado pelos Professores Diretores de Turma, além de disciplinas que pautam temas como protagonismo e projeto de vida, disciplinas eletivas escolhidas por professores e alunos, e atividades laboratoriais de Informática, Biologia, Química, Física e Matemática.

Reconhecida por mais um ano como destaque no cenário da educação nacional, Fortaleza é a capital brasileira com maior cobertura de matrículas em Tempo Integral, com 49,1% dos alunos matriculados nesta modalidade. Ao todo, são 107.278 alunos beneficiados com a jornada ampliada, em Escolas de Tempo Integral, Centros de Educação Infantil e por meio do programas de fortalecimento da aprendizagem. A posição de referência é atestada pelo Censo Escolar da Educação Básica 2020, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Kátia Alves
Kátia Alves
Jornalista formada pela UniFanor, atua desde 2006 na área da comunicação. Também tem formação em Letras pela UECE e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus. Tem experiência em produção de telejornal e assessoria de comunicação. É revisora e redatora em uma agência de marketing e redatora do MÍDIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.