Sarto divulga cronograma de retorno gradual das atividades presenciais nas escolas do Município

Foto: Thiago Gaspar

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou, nesta segunda-feira (26), o cronograma de retorno gradual das atividades presenciais nas escolas do Município. O calendário é dividido em etapas, que incluem ações de sensibilização, formações sobre protocolos sanitários, avaliação dos níveis de aprendizagem e volta escalonada por séries às aulas presenciais. A expectativa é que as escolas funcionem com 50% da capacidade, em formato híbrido, a partir de 8 setembro.

Veja o cronograma de retomada das aulas presenciais

O anúncio foi feito em live nas redes sociais, durante visita à Escola Municipal Herondina Lima Cavalcante, no Vila Velha, e contou com a participação da secretária da Educação, Dalila Saldanha. De acordo com o prefeito, atualmente, a rede municipal de educação está passando pela etapa de sensibilização.

O prefeito enfatizou ainda que toda a estratégia para a retomada gradual das aulas presenciais considera a imunização de trabalhadores da Educação contra a Covid-19. Conforme explicou, a previsão é que estes profissionais recebam a segunda dose da vacina ainda em agosto, concluindo assim o esquema vacinal da categoria.

Ainda de acordo com Sarto, em breve, a Prefeitura anunciará como será o monitoramento de possíveis casos de Covid-19 na rede de ensino.

Retorno presencial escalonado

Já no dia 8 de setembro, terá início a retomada das aulas presenciais, que acontecerá de forma escalonada e híbrida, começando pela Educação Infantil, avançando até as últimas séries do Ensino Fundamental.

O faseamento prevê que, na primeira etapa, serão contempladas as turmas do Infantil III, V e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental IV (33,2% dos alunos matriculados); na segunda etapa, serão incluídos os alunos do Infantil I e II e 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (totalizando 61,3% dos estudantes da Rede); e na última etapa, os estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (100% dos alunos da Rede Municipal).

Ao final de setembro, todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental já devem ter retornado às aulas presenciais, mas com rodízio semanal – aulas presenciais numa semana, com grupos que representam 50% do quantitativo da turma, e na posterior com a realização de atividades domiciliares.

A divisão dos grupos seguirá a ordem da chamada de classe (exemplo: se a turma tem 20 alunos, serão formados dois grupos, sendo o primeiro constituído dos estudantes de número 1 a 10 e o segundo grupo com aqueles de numeração 11 a 20).

A retomada das aulas presenciais seguirá rigorosamente as medidas sanitárias orientadas pelo Governo do Estado, pela Prefeitura de Fortaleza e demais autoridades de Saúde. A secretária salientou que a distribuição, realizada pela Prefeitura, dos tabletes e chips para estudantes da rede municipal vai auxiliar a semana em que o grupo permanecerá em atividades remotas. Segundo Sarto, há previsão de entrega de mais 28.500 tabletes para a comunidade de ensino de Fortaleza.

Infraestrutura

Todas as 581 unidades escolares da Rede Municipal foram analisadas e passaram ou estão passando por adequação para adaptação da estrutura, de acordo com o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19, que inclui, por exemplo, instalação de lavatórios e abertura de passagem e melhor circulação de ar.

Algumas unidades passam por adequações mais complexas, dentro do pacote de requalificação das unidades escolares, com o objetivo de proporcionar melhorias estruturais e mais conforto, segurança e acessibilidade para toda a comunidade escolar.

Kátia Alves
Kátia Alves
Jornalista formada pela UniFanor, atua desde 2006 na área da comunicação. Também tem formação em Letras pela UECE e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus. Tem experiência em produção de telejornal e assessoria de comunicação. É revisora e redatora em uma agência de marketing e redatora do MÍDIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.