Novo decreto amplia capacidade máxima de eventos e estende horário de restaurantes

Fotos: Carlos Gibaja e Tiago Stille

No início da tarde desta sexta-feira (23), o governador do Ceará, Camilo Santana, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, anunciou as novas medidas do decreto estadual de combate à Covid-19 com vigência de 26 de julho a 8 de agosto. As principais mudanças do decreto, de acordo com o comitê que delibera as medidas, são:

  • Restaurantes estão autorizados a funcionar até às 23h;
  • Barracas de praia passam a funcionar a partir das 8h Autorização para a reabertura dos teatros, conforme protocolo sanitário específico;
  • Eventos em ambientes fechados liberados para até 100 pessoas, respeitando todos os protocolos sanitários;
  • Eventos em ambientes abertos liberados para até 200 pessoas, respeitando todos os protocolos sanitários;
  • O toque de recolher passa, todos os dias, a ser da meia-noite até as 5 horas da manhã do dia seguinte.
Fotos: Carlos Gibaja e Tiago Stille

Dados da pandemia

Ao lado do governador, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), destacou a ampliação das testagens no aeroporto de Fortaleza e os preparativos para executar o mesmo formato de controle nas rodoviárias, confirmando o momento de maior vigilância sobre a circulação de variantes. Dr. Cabeto ressaltou a importância de que todos se vacinem. Em recentes estudos divulgados, a proteção contra a variante delta só se dá em caso da imunização completa, tomando as duas doses da vacina.

O secretário da Saúde listou também alguns dados do Ceará como a taxa de positividade de testes de Covid em Fortaleza que é de 10% atualmente. Todas as macrorregiões estão em níveis abaixo de 1 na taxa de transmissão, o que mostra uma estabilização de presença do vírus. Ele também apontou que em julho há redução de atendimentos nas UPAs ainda maior que a do mês anterior, e com quase 70% dos casos de nível leve e que o grau de letalidade é de 2% dos acometidos pela doença.

Complementando, Camilo destacou os investimentos na estrutura da Saúde, nas aberturas de novos leitos de UTI por todo o Estado, e no grau máximo de transparência. “O Ceará tem procurado dar transparência em todas as suas ações, e via plataforma IntegraSUS, sempre esteve entre os campeões de transparência no Brasil”, disse o governador.

Camilo Santana encerrou a live destacando os números da vacinação e do esforço para trazer mais imunizantes para o Estado. O governador também falou sobre os programas de assistência e apoio às famílias cearenses que vêm sendo desenvolvidos durante a pandemia.

Kátia Alves
Kátia Alves
Jornalista formada pela UniFanor, atua desde 2006 na área da comunicação. Também tem formação em Letras pela UECE e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus. Tem experiência em produção de telejornal e assessoria de comunicação. É revisora e redatora em uma agência de marketing e redatora do MÍDIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.