Nordestino conquista primeiro ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio

Foto: Reuters/Lisi Niesner/Direitos Reservados

Na madrugada desta terça-feira (27), o Brasil foi ouro nas Olimpíadas de Tóquio. O nordestino, natural de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, Ítalo Ferreira, tornou-se o primeiro campeão olímpico no surfe, modalidade que fez em Tóquio sua estreia em Jogos Olímpicos.

O surfista brasileiro disputou a final contra o japonês Kanoa Igarashi. Ítalo fechou a partida com 15,14 pontos, enquanto o anfitrião teve 6,60. Com a vitória, o atleta completou uma incrível jornada desde sua humilde cidade natal de cerca de 10 mil habitantes.

O atleta de 27 anos se interessou pelo surfe pequeno, na cidade litorânea de Baía Formosa (RN), onde cresceu, começando a pegar ondas na tampa de isopor do pai pescador e progredindo para pranchas emprestadas de seus primos antes de ser descoberto aos 12 anos.

O brasileiro ganhou duas etapas no Mundial de juniores em 2011, antes de vencer o Campeonato Brasileiro e se classificar para o Campeonato Mundial pela primeira vez em 2014. Em 2019, sagrou-se campeão da World Surf League (WSL), o maior campeonato mundial de surfe.

Em Tóquio, Ítalo Ferreira abriu caminho nas ondas da Praia de Surfe de Tsurigasaki com um estilo agressivo e impressionando os juízes ao longo de três dias de competição.

Quando a escuridão já tomava a praia, ele foi questionado se tinha uma mensagem para os fãs de esportes assistindo ao surfe pela primeira vez. “Só quero dizer – o surfe pode mudar sua vida”, sorriu Ítalo, com a medalha de ouro olímpica brilhando em seu pescoço.opical Nepartak.

Kátia Alves
Kátia Alves
Jornalista formada pela UniFanor, atua desde 2006 na área da comunicação. Também tem formação em Letras pela UECE e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus. Tem experiência em produção de telejornal e assessoria de comunicação. É revisora e redatora em uma agência de marketing e redatora do MÍDIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.