Governo lança projeto em parceria com clubes de futebol; Futpaz beneficiará 2.400 crianças nas Areninhas

Foto: Carlos Gibaja

O desenvolvimento social e a cultura de paz vão entrar em campo com o projeto Futpaz nas Areninhas, lançado pelo governador Camilo Santana na sexta-feira (23). O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com os clubes de futebol Ceará, Fortaleza e Ferroviário. O lançamento teve transmissão ao vivo pelas redes sociais e contou com a presença do secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, e dos presidentes dos clubes, Robinson de Castro, Marcelo Paz e Newton Pereira.

O Futpaz tem o objetivo de proporcionar a prática do futebol nas Areninhas com profissionais habilitados e ex-atletas, desenvolvendo habilidades e potencializando a modalidade esportiva praticada no Estado. O projeto terá duração de dez meses e vai beneficiar 2.400 crianças com idade de 7 a 12 anos, em 24 núcleos instalados em areninhas esportivas a serem definidas na Capital.

Rogério Pinheiro, titular da Sejuv, enfatizou que a parceria fortalece as políticas e ações que visam a inclusão esportiva no Estado. O projeto mira a ampliação do acesso à prática do esporte, a ocupação dos espaços públicos da Cidade, e o incentivo às relações de liderança e colaboratividade. A ideia é promover a cultura de paz, ensinando que a rivalidade fica dentro do campo. Entre as ações previstas estão premiações às crianças que forem assíduas ao projeto e às salas de aula e realizações de iniciativas solidárias em eventos esportivos.

Para Robinson de Castro, presidente do Ceará Sporting Club, os clubes têm a missão de promover o futebol para todos(as) e formar cidadãos. Já o dirigente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, também destacou a função social e inclusiva do futebol.

Foto: Carlos Gibaja

Segundo o presidente do Ferroviário Atlético Clube, Newton Pereira, o projeto vai contribuir de diversas formas; trará paz para os bairros, revelará talentos e dará oportunidades para os garotos. Na presença dos ídolos Clodoaldo (Fortaleza), Jardel (Ferroviário) e Mota (Ceará), Camilo Santana também ressaltou o bom momento dos times cearenses no futebol brasileiro e agradeceu a contribuição dos ex-atletas.

Como vai funcionar

As pré-inscrições para o Futpaz já estão abertas no site da Sejuv, entre 23 de julho e 6 de agosto. A confirmação das inscrições será de 6 a 13 de agosto. As atividades começam em 16 de agosto.

Cada um dos 24 núcleos será formado por um professor de Educação Física inscrito no Conselho Regional de Educação Física ou 1 monitor esportivo de futebol (ex-atleta) e contará também com supervisor de núcleo, coordenador pedagógico e coordenador geral.

As atividades serão desenvolvidas por meio de jogos pré-desportivos, exercícios específicos e jogo formal, visando o aprendizado e aperfeiçoamento do Futebol. Há a possibilidade de aulas ministradas com os ídolos dos clubes, que são grandes referências para a juventude.

Kátia Alves
Kátia Alves
Jornalista formada pela UniFanor, atua desde 2006 na área da comunicação. Também tem formação em Letras pela UECE e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus. Tem experiência em produção de telejornal e assessoria de comunicação. É revisora e redatora em uma agência de marketing e redatora do MÍDIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.