Setor de serviços no Ceará cresceu 25,4% no mês de maio, segundo pesquisa do IBGE

Foto: Pexel

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada, no último dia 13 de julho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o setor de serviços no Ceará cresceu 25,4% no mês de maio de 2021.

No acumulado do ano, o Ceará chegou a 2,8% e o acumulado em 12 meses a -8,4%. O volume de serviços no Estado superou a média nacional e registrou crescimento de 2,3% ante abril, na série com ajuste sazonal, depois de perda do mês anterior (-1,4%).

Segundo o IBGE,  os serviços de transportes, serviços auxiliares aos correios tiveram alta em torno de 72,1%. Já os serviços prestados às famílias apresentaram aumento de 38,4%. Por fim, os serviços profissionais, administradores e complementares, 15,8% de crescimento.

De acordo com a pesquisa, o setor de turismo teve alta de 19,5% em relação ao mês anterior, recuperando uma percentual da queda de 19,2% ocorrida em março, quando as limitações funcionamento dos estabelecimentos considerados não essenciais eram maiores. Em comparação com maio de 2020, o índice de volume de atividades turísticas no Ceará teve expansão de 116,1%, após também ter avançado 47,7% em abril.

No acumulado do ano, a atividades turísticas teve um recuo de 17,4% em comparação a 2020. E nos últimos doze meses, o setor teve queda de 37,2%.

Kátia Alves
Kátia Alves
Jornalista formada pela UniFanor, atua desde 2006 na área da comunicação. Também tem formação em Letras pela UECE e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus. Tem experiência em produção de telejornal e assessoria de comunicação. É revisora e redatora em uma agência de marketing e redatora do MÍDIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.