Pessoas em situação de rua podem tomar banho e receber alimentação nos Espaços de Higiene Cidadã da Prefeitura

Foto: Marcos Moura

A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), os Espaços de Higiene Cidadã para que a população em situação de rua possa realizar procedimentos de higiene, fundamentais durante a pandemia da Covid-19. Em funcionamento desde maio de 2020, os serviços funcionam de domingo a domingo e continuarão até setembro.

O Município conta hoje com três unidades, duas localizadas no Centro e uma na Parangaba. Os equipamentos possuem banheiros e chuveiros e os usuários recebem itens de higiene pessoal (sabonete líquido, escova, creme dental, xampu) e álcool em gel. Além da higienização, os usuários têm acesso a alimentação e água. Diariamente, recebem quentinhas de almoço às 11h e sopas, às 16h.

“O serviço está sendo ofertado em boa hora, principalmente por conta da pandemia. Apesar da diminuição dos casos de Covid-19 e de a população em situação de rua estar sendo vacinada, decidimos continuar com os Espaços de Higiene Cidadã até setembro”, explica o titular da SDHDS, Cláudio Pinho.

A coordenadora da Assistência Social da SDHDS, Márcia Nogueira, destaca que o Espaço de Higiene Cidadã é uma estratégia importante para as pessoas em situação de rua. “É uma forma de mitigar a proliferação da Covid-19, haja vista a importância de garantir o acesso adequado a espaço que ofereça a possibilidade de higiene corporal e sanitários, além de alimentação balanceada”.

Cada Espaço de Higiene Cidadã realiza uma média de 100 atendimentos por dia e todas pessoas atendidas são orientadas a procurar o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) para serviço de encaminhamento socioassistencial.

Serviço:
Unidades de Higiene Cidadã
– Rua Pedro II, 100 – Parangaba
– Praça da Bandeira – Centro
– Av. Dom Manuel, 1250 – Centro

Kátia Alves
Kátia Alves
Jornalista formada pela UniFanor, atua desde 2006 na área da comunicação. Também tem formação em Letras pela UECE e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus. Tem experiência em produção de telejornal e assessoria de comunicação. É revisora e redatora em uma agência de marketing e redatora do MÍDIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.