Quase 2.500 armas de fogo foram apreendidas em cinco meses pelas Polícias do Ceará

Foto: SSPDS/CE

Durante os cinco primeiros meses deste ano, as Forças de Segurança do Ceará apreenderam quase 2.500 armas de fogo no Estado. Ao todo, foram 2.497 apreensões realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), seja em ações ostensivas ou investigativas, respectivamente. Esse número corresponde a uma média de quase 500 armas de fogo retiradas das mãos de suspeitos de crimes por mês em território cearense.

Um balanço positivo também foi registrado se comparado o período de 2021 com os mesmos cinco primeiros meses de 2020. Ou seja, neste ano, houve um aumento de 10,6%, indo de 2.258 armas apreendidas para as 2.497 apreensões supracitadas. Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à SSPDS, a partir dos procedimentos realizados em todas as delegacias.

No mês de maio último, foram 504 apreensões, com um aumento de 3,5% – 487 armas foram apreendidas em maio de 2020. Também no quinto mês deste ano, a maioria das apreensões ocorreu durante as sextas-feiras, com 17,9% dos casos. Já em relação ao turno, 32,9% das apreensões ocorreram no período diurno, das seis horas da manhã até 11h59min. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

A quantidade de armas apreendidas acompanha também a redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Fortaleza e no Ceará, no mês de maio, com 55,5% de retração no quinto mês de 2021 (57 contra 128); e 33,2% de redução (365 contra 244), respectivamente. Além disso, também durante o mesmo período, mais de 14 mil pessoas foram capturadas.

Kátia Alves
Kátia Alves
Jornalista formada pela UniFanor, atua desde 2006 na área da comunicação. Também tem formação em Letras pela UECE e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus. Tem experiência em produção de telejornal e assessoria de comunicação. É revisora e redatora em uma agência de marketing e redatora do MÍDIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.