Sesa distribuirá 120.200 doses de vacina da Janssen aos 184 municípios do Ceará para população entre 30 e 44 anos

Foto: Kamil Krzaczynski/AFP

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) distribuirá 120.200 doses de vacinas da Janssen contra a Covid-19 para os 184 municípios cearenses aplicarem na população geral entre 30 e 44 anos. O imunizante, aplicado em dose única, deve ser enviado pelo Ministério da Saúde (MS) entre os dias 14 e 15 de junho. A Sesa faz recomendações específicas para a aplicação dessas vacinas, evitando perdas.

As diretrizes constam na Resolução Nº 68/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), assinada e pactuada em reunião nesta sexta-feira (11). O Ceará tem capacidade comprovada de distribuir todas as doses de vacina contra a Covid-19 aos 184 municípios num prazo de 24 horas, dando agilidade ao processo de imunização.

As recomendações específicas dessas vacinas para os municípios englobam a priorização das aplicações em centros urbanos, evitando a pulverização territorial, utilização das doses em usuários cadastrados na plataforma Saúde Digital, e observância da faixa etária de 30 a 44 anos, em ordem decrescente. As 120.200 doses correspondem a uma estimativa de 24% da população geral cadastrada com essa idade.

Ordem de idade mantida

Uma das pautas pactuadas na reunião da CIB foi a manutenção da vacinação por ordem decrescente de idade na população geral do Estado, não incluindo mais categorias profissionais ou outros grupos populacionais. Somente grávidas e puérperas permanecem como prioridade. Representantes das secretarias municipais de Saúde e da Sesa concordaram de forma unânime de que é o formato mais célere e democrático de imunização para este momento.

Kátia Alves
Kátia Alves
Jornalista formada pela UniFanor, atua desde 2006 na área da comunicação. Também tem formação em Letras pela UECE e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus. Tem experiência em produção de telejornal e assessoria de comunicação. É revisora e redatora em uma agência de marketing e redatora do MÍDIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.