Novo decreto autoriza aulas presenciais até 9º ano, reabertura de academias e barracas de praia

© Reprodução/Instagram

Na noite deste sábado (24), o governador Camilo Santana anunciou as medidas do novo decreto estadual que vai regulamentar o funcionamento das atividades e circulação de pessoas até o dia 2 de maio.

Segundo o Governo do Ceará, a partir da próxima segunda-feira (26), barracas de praia e academias de ginásticas poderão reabrir com capacidade limitadas para evitar aglomerações e a disseminação do vírus. As barracas de praia devem seguir as mesmas regras que os demais estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar com limite de ocupação de 40%, com proibição do uso de piscinas e parques aquáticos. Já as academias devem funcionar com um máximo de 25% de lotação.

As escolas também poderão avançar no processo de reabertura. A partir de segunda-feira, o ensino presencial será permitido para turmas até o 9º do Ensino Fundamental, com 40% da capacidade. Atualmente, as aulas presenciais estão autorizadas até o 4º ano. O ensino remoto continua como opção para os pais que preferem essa modalidade.

Além disso, o comércio e restaurantes poderão funcionar na semana com até 40% da capacidade de atendimento. Igrejas e templos também poderão receber 25% dos fiéis. O Campeonato Cearense de futebol da Série A também poderá voltar a partir de segunda-feira, seguindo os horários estabelecidos no decreto, publicado.

Camilo Santana falou que o Ceará apresenta queda no número de casos de Covid-19, mas que ainda é preciso cautela. “É um momento que ainda exige muito cuidado, muita preocupação”, ressaltou. O secretário da Saúde, Dr. Cabeto  destacou que a segunda onda da pandemia tem 40% mais casos na comparação com a primeira onda, mas “fevereiro e março têm menor letalidade”. “Chegamos a ter algo em torno de 7% de letalidade e agora estamos em 2,6%”, disse Secretário.

O isolamento social rígido (lockdown) será mantido nos finais de semana, assim como o toque de recolher durante a semana das 20h às 5h.

Kátia Alves
Kátia Alves
Jornalista formada pela UniFanor, atua desde 2006 na área da comunicação. Também tem formação em Letras pela UECE e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus. Tem experiência em produção de telejornal e assessoria de comunicação. É revisora e redatora em uma agência de marketing e redatora do MÍDIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.