Universitários do Ceará e da Paraíba produzem carros de corrida elétricos

Foto: Divulgação

Um grupo formado por pesquisadores, docentes e estudantes de quatro universidades do Ceará e uma da Paraíba desenvolveram quatro carros de corrida movidos a energia elétrica. A produção faz parte do projeto Fórmula Elétrica Ceará, que une esporte, educação e produção de conhecimento numa ação única no País para ampliar os espaços de ensino e pesquisa sobre mobilidade elétrica. Os veículos foram produzidos em regime de colaboração e transferência de tecnologia que compreendeu cursos, palestras, seminários e demais ações de formação e difusão de conhecimento.

Os carros foram testados durante a competição cearense, Fórmula Elétrica Ceará, realizada entre os dias 19 e 20 de dezembro no Kart Mônaco, no bairro Jangurussu, em Fortaleza. Durante a competição, os veículos passaram por inspeção elétrica e mecânica, visando garantir todos os critérios de segurança exigidos pela competição. Além de prova de validação de powertrain, prova de validação de sensoriamento, prova de análise do Marketing e prova dinâmica para testar a aceleração do carro num percurso de 200m.

Além da criação dos veículos e da realização de uma competição entre eles, o projeto resultou em uma websérie de quatro capítulos intitulada “Fórmula Elétrica – CE”, que será exibida de 03 a 06 de fevereiro no canal da “Quitanda Soluções Criativas”, no Youtube, que apresenta todo o trabalho realizado para desenvolver os carros sustentáveis e de que forma ele deve impactar no dia a dia das pessoas.

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Ceará é pioneiro na eletromobilidade no país. Em 2016, a Prefeitura de Fortaleza implantou o primeiro sistema público de compartilhamento de carros 100% elétricos no Brasil, que atualmente conta com 15 veículos. A iniciativa diminuiu a propagação de CO² em até 12,5 toneladas, nos últimos quatro anos.

Kátia Alves
Kátia Alves
Jornalista formada pela UniFanor, atua desde 2006 na área da comunicação. Também tem formação em Letras pela UECE e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus. Tem experiência em produção de telejornal e assessoria de comunicação. É revisora e redatora em uma agência de marketing e redatora do MÍDIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.