Terremoto na Turquia deixa ao menos 26 mortos e 812 feridos

Foto: Tuncay Dersinlioglu/Reuters

Um terremoto de magnitude 7.0 atingiu nesta sexta-feira (30), o Mar Egeu. O abalo, que provocou também um tsunami, foi sentido na Grécia e Turquia, prédios desabaram na província costeira de Esmirna. Cerca de 812 pessoas ficaram feridas e pelo menos 26 morreram, segundo autoridades turcas.

Equipes de resgate estão na província de Esmirna, região oeste da Turquia, seriamente atingida pelo desastre, realizando buscas por sobreviventes sob os escombros de prédios destruídos.

Moradores das cidades de Atenas e Istambul correram para as ruas durante os tremores, de acordo com relatos de testemunhas e vídeos publicados nas redes sociais. O ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, disse no Twitter que seis prédios desabaram em dois distritos de Esmirna, a terceira maior cidade da Turquia.

O prefeito da cidade Tunc Soyer prever que pelo menos 20 construções ruíram durante o terremoto. Murat Kurum, ministro do Meio Ambiente e Planejamento Urbano, confirmou que ainda há mais vítimas entre os escombros.

A Presidência de Gestão de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD) avaliou a magnitude do terremoto em 6.6, já o Serviço Geológico dos EUA registrou 7.0.

O epicentro dos tremores foi registrado a cerca de 17 km de Esmirna, a uma profundidade de 16 km, disse a AFAD, enquanto o órgão americano disse que a profundidade era de 10 km e que o epicentro ficava a 33,5 km da costa da Turquia.

Moradores da ilha grega de Samos, que tem uma população de cerca de 45 mil habitantes, receberam um alerta para ficar ao ar livre e longe de prédios e de áreas costeiras. Tremores secundários continuam ocorrendo nas áreas afetadas.

Um porta-voz da polícia grega disse que houve danos a alguns prédios antigos da ilha, sem relatos imediatos de feridos. Cruzada por grandes falhas geológicas, a Turquia está entre os países mais propensos a terremotos do mundo.

Foto: Tuncay Dersinlioglu/Reuters

Kátia Alves
Kátia Alves
Jornalista formada pela UniFanor, atua desde 2006 na área da comunicação. Também tem formação em Letras pela UECE e MBA em Gerência de Marketing pela Unichristus. Tem experiência em produção de telejornal e assessoria de comunicação. É revisora e redatora em uma agência de marketing e redatora do MÍDIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS
error: Conteúdo protegido por Direitos Autorais.